Vidente diz que avião não vai mais cair na Avenida Paulista nesta quarta-feira

AVIAO

SÃO PAULO – Nem o vidente Jucelino Nóbrega da Luz acredita mais que um avião cairá nesta quarta-feira no cruzamento da avenida Paulista com a alameda Campinas, região central de São Paulo. Jucelino diz que soube na segunda-feira que a TAM trocou a aeronave que sairá às 8h30 do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, com destino a Brasília. Como sua visão envolvia uma falha mecânica no avião, a substituição é suficiente para acreditar que a tragédia não acontecerá mais, nas palavras do vidente.

— São vários fatores que influenciam na concretização do sonho que eu tive: o número do voo, o modelo da aeronave. Pode até ser que a companhia aérea não queira admitir isso à imprensa, mas eles me informaram, na segunda-feira, que trocaram a aeronave. Como o principal problema era o avião, que tinha um defeito, acredito que as pessoas podem ficar tranquilas — disse o vidente.

Antes de saber da mudança de decisão de Jucelino, o síndico de um prédio comercial da Paulista emitiu, na semana passada, um comunicado a quem frequenta o edifício informando sobre um possível acidente aéreo no próximo dia 26. Por causa do alerta, muitas pessoas que trabalham em escritórios localizados na região foram dispensados de trabalhar no período da manhã.

— Não é uma previsão — relativiza Jucelino. — Tenho sonhos com alguns acontecimentos, que podem ou não acontecer. Depois que durmo, é como se eu entrasse num túnel do tempo e fosse parar no lugar do acontecimento e estivesse vivenciando aquilo. Em geral, 70% dos meus sonhos acontecem e 30%, não. Mando as cartas e registro em cartório quando sonho com algum acidente para salvar a vida das pessoas.

Segundo o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV), da Aeronáutica, nenhuma aeronave comercial que decola de Congonhas com destino a Brasília sobrevoa a Avenida Paulista. De acordo com a TAM, toda a frota passa por manutenção preventiva com regularidade. Na semana passada, a companhia informou que “considerou o alerta (do vidente) e permanecerá atenta às operações no período citado”.

Embora todos os dias da semana o voo que sai de São Paulo com destino a Brasília às 8h30 chame-se JJ 3720, na quarta-feira o número foi mudado para JJ 4732:

— Se existisse incredulidade por parte da empresa, eles não mudariam nem o número, concorda? — Jucelino.

O vidente afirma ter escrito mais de 90 mil cartas, envolvendo todo o tipo de acontecimentos. O próximo acidente aéreo “visto” por Jucelino tem lugar em Paris, capital da França, no início do segundo semestre do ano que vem. O vidente garante que previu o acidente aéreo que matou Eduardo Campos, em 13 de agosto. Ele diz ter enviado uma carta ao governo de Pernambuco, em 2005, na qual alertava sobre uma “sabotagem” na aeronave de Campos. Na data, porém, Campos era ministro de Ciência e Tecnologia. Ele só seria eleito governador de Pernambuco no ano seguinte.

EXTRA