Veja quais são as principais doenças transmitidas por esse parasita e o que fazer quando você encontrar um carrapato no seu animal!

Cachorros e carrapatos: como lidar?

Quem tem um cachorrinho em casa sabe o quanto é importante a prevenção aos carrapatos, e principalmente, que essa é uma tarefa não muito fácil. Você sabia que existem mais de 800 espécies de carrapatos em todo o mundo? Porém, o mais comum aqui no Brasil, e que aparece nos animais, é o “carrapato estrela” seguido pelo “carrapato vermelho do cão”. 

cachorro-carrapato-focinhos-urbanos

Infelizmente esses parasitas transmitem uma série de doenças aos nossos melhores amigos, como as seguintes:

Babesiose;

Erliquiose;

Febre Maculosa;

Doença de Lyme

Essas doenças são graves e precisam de um tratamento adequado prescrito por um médico veterinário. Se não tratadas a tempo pode levar o animal ao óbito. A boa notícia é que existem várias maneiras de prevenir que o pet seja contaminado, e o primeiro cuidado começa na observação!

O que eu devo fazer ao perceber um carrapato no meu animalzinho?

Muitas pessoas tendem a tirar o carrapato com a mão, porém essa não é a melhor escolha. Ao fazer isso é muito provável que algumas presas ainda fiquem no pele do cão, o que pode ocasionar infecções e outras contaminações. O ideal é tirar o carrapato com uma pinça própria, que é vendida em pet shops.

cachorro-carrapato-focinhos-urbanos-2

Como eu faço para os carrapatos não aparecerem novamente?

Além de cuidar do animal, é preciso cuidar do ambiente em que ele vive e nos quais ele frequenta. Por isso, é muito importante manter a sua casa limpa e a casinha onde o animal dorme também. Não adiantar retirar os parasitas do corpo do animal e não desinfetar o ambiente. Os locais de passeios também devem ser escolhidos cuidadosamente.

Existe, também, alguns produtos especializados na prevenção dos carrapatos nos animais. Muitos deles também são antipulgas. Consulte o seu médico veterinário, somente ele poderá indicar qual é o melhor para o estilo de vida do seu animalzinho.

A consulta ao veterinário também é muito importante para a realização dos exames necessários para a identificação de alguma doença transmitida pelo parasita. Com o diagnóstico precoce e o correto tratamento, o seu animal terá uma vida mais saudável e feliz!

 

http://focinhosurbanos.com.br/