Senhor do Bonfim: em greve, servidores protestam e dizem que a cidade morreu

Foto : Hiago Torres
Foto : Hiago Torres

Os servidores municipais de Senhor do Bonfim, no Centro Norte do Estado, completam, nesta quinta-feira (16), 10 dias de paralisação por falta de entendimento com a prefeitura por reajuste salarial. Segundo os trabalhadores, o Executivo se negava a apresentar uma proposta até a interferência dos vereadores de oposição da cidade. A partir daí, a administração do prefeito Edvaldo Martins (PTN) passou a oferecer 2% de ganho, ainda distante dos 5% propostos após a intervenção do Legislativo.

Foto: whatsapp
Foto: whatsapp

Ao Bocão News, os servidores que se concentram em frente à prefeitura disseram que os problemas na cidade começaram a partir de 2013, com a posse de Edvaldo Martins, classificado por eles como ditador. “Após esta concentração na praça vamos sair em caminhada pelas ruas com um caixão, pra mostrar para todos que a cidade morreu”, disse uma servidora de Educação que não quis se identificar temendo represália. Ela ainda afirmou que os trabalhadores são vítimas de assédio moral. De acordo com outro servidor, o piso salarial varia entre R$ 899 (nível médio) e R$ 1.214 (nível superior).

Foto : Hiago Torres
Foto : Hiago Torres

Segundo o prefeito Edvaldo Martins, o problema se generalizou na cidade por causa da insatisfação dos servidores de Educação, que pleiteavam 6,17% de reajuste. “Apresentamos uma proposta aos 1.700 funcionários do município, que foi acatada, mas a Educação não ficou satisfeita e as demais categorias aderiram. Estamos em conversação e acredito que até o próximo final de semana a situação seja resolvida”, disse ao Bocão News. Apesar da confiança, o gestor ressaltou que o reajuste solicitado pelos servidores ultrapassa as condições da folha municipal.

Professores, guardas municipais, profissionais de saúde e limpeza urbana, além de agentes de endemias (há quase dois meses parados) participam da mobilização no Centro da cidade

Foto : Hiago Torres
Foto : Hiago Torres

 

Fonte: bocaonews