Quer viajar para curtir o inverno? Veja seis cidades para aproveitar as baixas temperaturas

Friozinho de algumas cidades, como Caldas Novas, em Goiás, aumenta a procura dos turistas

O inverno começou oficialmente no dia 20 de junho, mas os soteropolitanos já estão com os casacos e as botas fora do armário faz uns dias – até porque a maioria aproveitou o São João no friozinho das cidades do interior.

O clima fresco que tomou conta de Salvador na última semana nem se compara com as baixas temperaturas de outras cidades do Brasil. Em Santa Catarina, por exemplo, o frio é o pior em 39 anos, com termômetros marcando -6,8ºC, e os moradores já tiveram a chance de conhecer a neve.

Campos de Jordão, no interior de São Paulo, é uma ótima opção para curtir o frio
(Foto: Wikicommons/Divulgação)

Já no Rio Grande do Sul e em São Paulo, as temperaturas giram em torno de 14º C, fazendo as luvas e cachecóis voltarem a ser utilizadas.

Esse friozinho congelante é ruim, mas muitas pessoas vão aproveitar para fazer uma viagem romântica e se aquecer a dois. Pensando nisso, o CORREIO selecionou seis destinos imperdíveis para curtir o inverno, com ajuda do Guichê Virtual, empresa de venda de passagens de ônibus online. Confira:

1) Porto Alegre, Gramado e Canela (RS)
Porto Alegre é a metrópole mais arborizada, alfabetizada e com IDH mais alto do país, sendo um destino bastante conhecido dos turistas durante o inverno. A capital gaúcha possui hotéis e restaurantes incríveis, além do contato fácil com a natureza, como a Cabanha Costa do Cerro, onde o turista pode passear a cavalo ou a pé pela Mata Atlântica.

Além disso, tem as cidades de Gramado e Canela bem do lado, que podem tornar sua viagem ainda mais interessante. A gastronomia também é prazerosa, com os incríveis chocolates e festivais de fondue.

Parque Estadual do Caracol, em Canela, tem belas cachoeiras e cascatas
(Foto: Flickr/Gian Cornachini)

2) Águas de Lindóia e Campos de Jordão (SP)
A maioria dos turistas que frequenta o interior de São Paulo durante o inverno só conhece Campos de Jordão. Mas a cidade de Águas de Lindóia promete surpreender e apaixonar com um clima serrano agradável e uma rota de turismo rural completa, com passeios nos bosques, parques e mergulhos em águas minerais naturais.

Águas de Lindóia faz parte de uma das 11 cidades integrantes do Circuito das Águas Paulista – com balneários, lagos, represas e fontes por todo seu território.

3) Barra do Garças (MT)
A 500km de Cuiabá, em Mato Grosso, a cidade de Barra do Garças tem o maior potencial turístico do estado. Os turistas que gostam de misticismo vão adorar o portal interdimensional para Machu Picchu, supostamente localizado na Serra do Roncador.

A cidade incentiva esses mitos e até construiu um aeroporto para discos voadores para recepcionar os extraterrestres (acredite!). Os passeios ecológicos também são muito incentivados na região, com várias cachoeiras incríveis de tomar banho, rios e trilhas naturais.

Águas de Lindóia oferece um clima serrano agradável
(Foto: Reprodução)

4) Caldas Novas (GO)
Quem fala em Caldas Novas já pensa em incríveis banhos de água quente, não é mesmo? Essa é uma cidade já conhecida dos turistas, mas que nunca perde sua beleza. A cidade goiana, assim como a cidade de Rio Quente, possui água quente que saem de dentro das rochas, graças à atividade vulcânica que há milhões de anos existia na região.

Juntas, as cidades possuem o maior complexo de águas quentes naturais do planeta, com hotéis, pousadas e resorts para todos os gostos e bolsos.

5) Brumadinho e Inhotim (MG)
Inhotim é um destino bastante conhecido em Minas Gerais, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte. Brumadinho se une à beleza da cidade de interior e envanta com o Instituto Inhotim.

A sede abriga um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.

É um passeio que une o conhecimento cultural com as belezas da natureza. Em Inhotim, o visitante pode fazer tilhas, passear por jardins, florestas, montanhas, vales e conhecer os mais de 20 km² de lagos. É um espetáculo da natureza!

Além das 22 galerias de arte, o Inhotim tem 20 km² de lagos
(Foto: Divulgação)

6) Nova Friburgo (RJ)
Conhecida como a capital nacional da lingerie, Nova Friburgo encanta com o seu friozinho serrano e a bela paisagem da Mata Atlântica. Com um número grande de cachoeiras, mirantes naturais, riachos e reservas ambientais, é impossível ficar sem uma programação agradável durante sua viagem.

A gastronomia diversificada é outro ponto forte, com queijos de cabra, biscoitos amanteigados e chocolates caseiros. Mas as delícias não chegam aos pés das inúmeros as opções de compra e consumo, principalmente de roupas íntimas. O bairro de Olaria e a Ponte da Saudade são lugares que não podem ficar de fora, com peças de qualidade e preços acessíveis.

 

Fonte: correio24horas