Primeiro caso de AIDS surgiu em 1908 em um caçador africano de chimpanzés

De acordo com um novo livro, o vírus mortal do HIV teria começado a atingir a raça humana após um caçador ser infectado com o sangue de um chimpanzé que possuía a doença, em 1908.

047

O caçador foi ferido enquanto monitorava o animal no sudeste de Camarões, tornando-se a primeira pessoa conhecida a ter a doença. Porém, levou mais de 60 anos para que o vírus se espalhasse para os EUA, após um sangue infectado usado em transfusões ter sido importado do Haiti.

Acreditava-se que um comissário de bordo canadense, chamado Gaetan Dugas, fosse o principal responsável pela propagação do vírus HIV na América, por conta de suas viagens e grande número de parceiros homossexuais. Ele acabou rotulado como “Paciente Zero” nos EUA.

Médicos de São Francisco foram os primeiros a notar a propagação da “gripe” como sintomas entre os homossexuais na cidade, que levou a uma série de mortes. Em 10 anos após o surgimento no país, mais de 60.000 pessoas haviam morrido e a doença se espalhou rapidamente para o Reino Unido e Europa.

Mas, ao que tudo indica, a AIDS está longe de ser moderna, já aparecendo na virada do século 20, na África. Um pequeno número de pessoas teriam sido vítimas da doença, mas, devido ao conhecimento médico primitivo no continente africano, ela não foi reconhecida ou identificada.

047-1

Entre 1920 e 1960, o vírus ficou confinado na África, onde a expectativa de vida não era alta e muitas pessoas morriam de outras doenças. A AIDS se espalhou para o Haiti, onde, em 1969, chegou a uma clínica de doação de sangue, exportado para Miami, sendo responsável pela disseminação generalizada do vírus que, nos últimos 35 anos, já matou 39 milhões de pessoas.

O vírus já estava presente em algumas mulheres que viviam em favelas na capital do Haiti, em Porto Príncipe, quando foram oferecidos 3 dólares a cada uma pela doação de sangue. Agulhas compartilhadas aumentaram a taxa de infecção e o sangue foi posteriormente enviado para a América, onde ele foi usado em transfusões.

O autor David Quammen, afirma em seu livro “O Chimpanzé e o Rio: Como a AIDS surgiu a partir de uma floresta tropical Africana”, que a doença se escondia nos EUA há quase uma década antes de ter sido reconhecida, em 1981, como uma doença que ameaça a vida.

Ele escreve: “Chegou a hemofílicos através do suprimento de sangue. Chegou a toxicodependentes através de agulhas compartilhadas. Chegou a homens gays por transmissão sexual, possivelmente pelo contato inicial entre dois homens, um americano e um haitiano”.

O vírus se espalhou rapidamente entre a comunidade gay, dizimando milhões de vidas, como a do ator Rock Hudson e o cantor Freddie Mercury.

 

Fonte: Mirror Foto: Reprodução