Novo estudo revela metade da água da Terra é mais velha do que o Sol

Metade da água na Terra e grande parte da água no Sistema Solar é mais velho do que o Sol, os astrônomos descobriram.

A formação do Sistema Solar. Imagem: Bill Saxton, NSF / AUI / NRAO
A formação do Sistema Solar.
Imagem: Bill Saxton, NSF / AUI / NRAO

Esta nova descoberta, liderada por Ilsedore Cleeves da Universidade de Michigan em os EUA, sugere que a nossa água é significativamente mais velhos do que jamais imaginou, e que a água deve ser abundante em outros sistemas planetários também.

A descoberta foi feita através do uso de novas simulações de computador, desenvolvido pela Cleeves e sua equipe, do início do Sistema Solar.

“Embora não possamos voltar no tempo para ver o Sistema Solar Sol e em sua formação, a coisa maravilhosa sobre a vastidão da galáxia é que podemos observar muitos outros jovens sol-como estrelas que estão formando ou que tenham recentemente formado “, disse Becky Cleeves Ferreira a mãe . “Ao estudar esses objetos astrofísicos usando telescópios de alta potência e técnicas numéricas, podemos usar essa informação para modelar o ambiente disco protoplanetário em grande detalhe.”

O disco protoplanetário ambiente é onde se formam os planetas. Contendo grandes quantidades de partículas de poeira e gás que resultaram do colapso de uma estrela-fundador nuvem interestelar, o disco protoplanetário ea nova estrela ao lado dele vai girar junto, e os escombros em torno do disco irá formar novos planetas.

A publicação de seus resultados na revista Ciência Hoje , Cleeves e sua equipe modelou a “água pesada” no gelo que estava flutuando no disco protoplanetário que formou o nosso Sistema Solar. A água pesada contém um isótopo do hidrogênio chamada deutério , e é encontrada em toda a água no sistema solar, nomeadamente sobre planetas, luas geladas e cometas dentro e meteoritos.

A equipe simulou o quanto de água pesada teria se formado durante o nascimento do sistema solar para descobrir que ele era muito menos do que o esperado. Então eles queriam descobrir se os altos níveis de deutério encontrado em que a água era passada de preexistente gás interestelar, ou se foi o resultado de reações químicas do disco protoplanetário como detritos formados vários planetas.

“A resposta curta é que os discos não sintetizar água pesada em abundância, e por isso não poderia ter sido a fonte original da nossa água”, disse Cleeves Ferreira . “Este trabalho implica que grande parte da água de gelo do Sistema Solar foi herdado do ambiente de nascimento original do Sol em muito escuro, gás interestelar frio.”

“Em outras palavras, grande parte da água que flui na Terra é mais antiga do que o próprio planeta, bem como a sua estrela-mãe. Seu uma noção incompreensível, especialmente quando estendido a outros exoplanetas e as estrelas”, diz Ferreira na placa-mãe.

De acordo com a Aviva Rutkin a  New Scientist , a equipe calcula que metade da água na Terra e, talvez, toda a água encontrada em cometas veio dessa fonte antiga.

A equipa vai continuar a investigação, olhando para o que mais poderia ter sido entregue por materiais que existiam antes da formação do Sistema Solar.

Fontes:  Placa-mãe , New Scientist