Evento sobre Bioma da Caatinga foi realizado em Andorinha

23

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente(SDRMA) e,  a Secretaria de Educação (Smed) em parceria com a Ferbasa , realizaram na sexta-feira (19), a última etapa da 5ª edição da Semana Municipal da Caatinga. Este ano, o evento teve o seguinte tema: “Vivenciando a Caatinga”.

O encerramento do projeto aconteceu na Câmara de Vereadores, com uma palestra sobre as riquezas da Caatinga, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Edmir Barbosa. Durante o evento, aconteceu sorteios e concurso de telas e fotografias – elaborados pelos alunos da rede municipal de ensino,concurso interescolar e a apresentação do grupo Avexados.

No mês de abril, a equipe da SDRMA , o grupo Avexados e o técnico Edviane Figueredo(filho do saudoso chapéu de couro), desenvolveu uma série de atividades e palestras em alusão a 5º Semana Municipal da Caatinga para alunos do 6º ao 9º ano, das escolas de nível fundamental do município.

“Cuidar do nosso bioma é mais do que uma obrigação e de um dever, é acima de tudo uma ética de vida”, frisou Luciana Vitor, diretora municipal de proteção ao meio ambiente.

Reconhecendo a importância da caatinga e a necessidade de preservação ou até mesmo recuperação de áreas degradadas, pela ação humana principalmente, o Governo Federal criou, em 2003, o Dia Nacional da Caatinga – 28 de abril .

A data escolhida é uma homenagem ao pesquisador pernambucano João Vasconcelos Sobrinho, considerado pioneiro no estudo da Caatinga. A caatinga é tida como único bioma exclusivamente brasileiro. Sua biodiversidade de espécies vegetais e animais são, na maioria, exclusivas dessa área de 740 mil Km², que ocupa 11% do Território Nacional. Essa extensão abrange oito estados da região Nordeste e o Norte de Minas Gerais.