Bancos, Correios e TV têm mudanças durante horário de verão; veja

Bahia não adere ao horário de verão, mas alguns serviços serão afetados. Mudanças começaram a valer a partir deste domingo (16).

horario-verao2Embora não tenha aderido ao horário de verão pelo quinto ano consecutivo, a Bahia terá algumas mudanças nos horários de funcionamento de alguns serviços entre 16 de outubro deste ano e 19 de fevereiro de 2017.

Confira as alterações:

Bancos
As agências bancárias do interior do estado terão os horários de abertura e fechamento antecipados em uma hora. Já em Salvador e na região metropolitana não haverá mudanças nos horários de atendimento. Estão na região metropolitana os seguintes municípios: Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, São Francisco do Conde, Simões Filho, Vera Cruz; Pojuca e São Sebastião do Passé.

Correios
Segundo a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o horário de funcionamento das agências em todo o estado não será alterado. Em Salvador e Feira de Santana, entretanto, o horário limite de postagem para os objetos seguirem no mesmo dia sofrerá alterações.

Loterias
Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), as agências lotéricas não irão alterar o horário de funcionamento. Entretanto, as apostas seguem o horário de Brasília e, portanto, serão encerradas com uma hora de antecedência.

Programação TV Bahia
Não haverá mudança no horário de exibição dos telejornais locais, como também do conteúdo esportivo: Jornal da Manhã (6h), Bahia Meio Dia (12h), Globo Esporte (12h45) e BATV (19h45). Nos sábados, o Mosaico Baiano continua sendo exibido por volta das 13h55. Aos domingos, o Bahia Rural será apresentado com uma hora de antecedência, logo após à Santa Missa.

O Jornal Nacional passa a ser exibido com uma hora de antecedência, às 19h30. Logo após, será apresentada a novela Haja Coração, às 20h15. A novela “A Lei do Amor” segue em horário normal, por volta das 21h10. Aos domingos, toda a progamação será adiantada em uma hora.

Fora do horário de verão
Pelo quinto ano consecutivo, a Bahia não vai aderir ao horário de verão em 2016. A informação foi divulgada pelo governo estadual em 29 de setembro. A última vez que a Bahia adiantou os relógios no verão foi em 2011, após oito anos sem participar.

Em nota, o governador Rui Costa informou que “tomou a decisão com base na opinião da maioria da população do estado, que é contrária à mudança”. O gestor aponta ainda que houve pedidos do meio empresarial contrários à adesão do estado ao sistema.

Rui Costa apontou também a baixa economia de energia elétrica no período do horário de verão no estado como um fator determinante para a Bahia não entrar no sistema aplicado em boa parte do país.

FONTE: G1 Ba