Bahia: apenas 25% das jovens foram vacinadas contra HPV em 2016

Foto: Marcelo Camargo
Foto: Marcelo Camargo

Muitas garotas entre 9 e 13 anos, idade indicada para imunização, ainda precisam ser vacinadas contra o papilomavírus humano (HPV). Isso porque, este ano, somente 25% dessas jovens foram imunizadas na Bahia, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O órgão afirma que, cerca de 14% retornaram aos postos pra segunda dose da vacina – considerado pouco mais da metade das meninas que já foram vacinadas.

Especialistas dizem que, os baixos índices de vacinação são por conta dos pais, que têm medo dos possíveis efeitos colaterais e de estimular a prática sexual precoce nas filhas. Ainda segundo a Sesab, em 2014, a meta de vacinação contra HPV foi atingida em mais de 100% para as meninas de 9 a 13 anos. Já em 2015, apenas 56% das meninas tomaram a primeira dose da vacina e 30,31% a segunda dose, essencial para a imunização completa.

Para Ramon Saavedra, coordenador de imunização da Sesab, se deixar para mais tarde, a produção de anticorpos não vai ser tão eficaz. “Justamente nessa faixa etária que o sistema imunológico da menina está mais capaz de produzir mais anticorpos”.

Transmitido sexualmente, o HPV é um vírus que pode levar ao câncer de colo de útero. A vacina contra a doença é fornecida de forma gratuita e está sobrando nos postos de saúde. No entanto, responsáveis devem ficar atentos pois as crianças e adolescentes só estarão completamente imunizadas se tomarem as duas doses da vacina.

 

Fonte: Metro1