A Saúde do Coração pode começar pela Boca

 

revista-saude-importancia-fio-dental-04O corpo humano pode ser comparado com uma máquina perfeita e a interdependência de seus órgãos exige que todos estejam em perfeito funcionamento para uma vida plena e feliz. Neste contexto, é evidente que para ter uma vida saudável é necessário que a saúde da boca também esteja a contento.

Está muito claro que a saúde bucal não pode e nem deve estar separada da saúde sistêmica dos indivíduos. Ter focos infecciosos na cavidade bucal ou em outra parte do organismo pode representar um prejuízo enorme para a saúde geral do ser humano, especialmente focos que apresentam características crônicas, como é o caso das principais doenças periodontais.

Pesquisas têm avaliado uma possível relação entre as doenças periodontais e as doenças sistêmicas, sobretudo as cardiovasculares. Alguns relatos da literatura científica indicam que pessoas com doenças periodontais são duas vezes mais suscetíveis a doenças cardíacas do que aquelas com gengivas saudáveis.

A doença periodontal deve ser interpretada como um foco infeccioso no organismo e, assim sendo, um fator de risco em potencial para doenças sistêmicas, de forma geral. A reação aos agentes irritantes no periodonto é o aparecimento de uma resposta inflamatória crônica que permanece por um período prolongado de tempo (semanas, meses ou mesmo anos) e é o resultado de estímulos persistentes dos agentes causais que colocam os tecidos do hospedeiro em contínuo esforço para destruir os agentes irritantes, com a liberação de produtos químicos, cuja produção contínua afeta, não só os tecidos locais, mas também tecidos e órgãos distantes, com a ativação do sistema imune.

A cada ano as doenças cardiovasculares matam mais pessoas, em todo o mundo, do que o câncer e outros graves problemas de saúde. Ao mesmo tempo em que estamos preocupados em criar um estilo de vida que inclua a prática de uma alimentação correta, de uma rotina de exercícios físicos e do abandono do cigarro – para a prevenção dos problemas cardiovasculares – é preciso lembrar da limpeza bucal diária (incluindo fio dental, escovas interdentais, cremes dentais e escovas comuns), pois o bom cuidado com a saúde bucal pode colaborar para a saúde geral, incluindo a cardiovascular.

Dra. Carlise Michel Pires Periodontista
Dra. Carlise Michel Pires
Periodontista

Por: Saúde Atual