foto barragem de pedras altas

A Barragem de Pedras Altas do Mirim, localizada no município de Capim Grosso, um dos principais mananciais da região, com capacidade para 39 milhões de metros cúbicos de água, registrou nessa quarta-feira, 03 de abril, de acordo com informações do vice-prefeito Frank Neto, em participação no JORNAL TRANSAMÉRICA COM ARNALDO SILVA, pouco mais de 30% de sua capacidade, ou seja, na concepção dos técnicos, vai precisar de mais chuva para um 2019 de mais tranquilidade no tocante a distribuição de água para toda a Adutora do Sisal.

Na informação passada pelo vice-prefeito, o manancial que em 2018 chegou a registrar volume morto, tem nesse momento de muita chuva na região, 35.47% de sua capacidade. Já a Barragem de Pindobaçu, com 102.46% de sua capacidade, está transbordando; Ponto Novo, com registro de 102.36% de sua capacidade, também transborda gerando assim imagens lindíssimas para um ano que sinalizava ser de muito sol e muita seca.

A Barragem de São José do Jacuípe, com capacidade para 360 milhões de metros cúbicos de água, registra apenas 5.91%, uma situação que compromete a cada dia o futuro de um dos mananciais de maior volume de água na Bahia.

Texto: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA – Foto: Governo do Estado.