Equipe cria composto sintético capaz de reverter sintomas da asma

composto-sintetico-nao-apenas-alivia-os-

Composto ativa proteína suprimida durante ataques de asma e pode tratar também as causas da doença e não apenas os sintomas

Pesquisadores da University of New South Wales, na Austrália, desenvolveram um composto que pode ser eficaz na prevenção da asma. O composto foi inicialmente criado para o tratamento de leucemia.

A pesquisa centra-se sobre o papel desempenhado por duas proteínas (midline 1 and protein phosphatase 2A) nos pulmões no desencadeamento de ataques de asma. Quando elas entram em contato com o vírus da gripe comum e ácaros, as duas principais causas de asma, elas trabalham em conjunto para produzir uma série de eventos que causam um ataque.

A pesquisa mostra que o composto desenvolvido é capaz de ativar uma proteína que é suprimida durante a asma. Isto pode significar que, no futuro, médicos sejam capazes de tratar as causas da asma e não apenas os sintomas.

“A asma é uma das doenças mais importantes do mundo desenvolvido. É muito raro encontrar um composto capaz de reverter seus sintomas”, afirma Anthony Don, que começou a trabalhar no composto no tratamento da leucemia mieloide aguda.

Segundo Don, o importante com o composto é que ele não apenas alivia os sintomas, ele combate um mecanismo subjacente da doença.

A equipe afirma ainda que a descoberta é também significativa porque os ataques de asma são atualmente tratados de forma similar, independentemente de serem causados por vírus ou alérgenos. No entanto, os ataques induzidos por vírus são muito menos sensíveis a terapias correntes.

O composto pode ser utilizado também no tratamento de outras doenças inflamatórias.

O trabalho foi publicado na revista Nature Medicine.