Conquista da UPB: governador começa a pagar royalties do petróleo em janeiro

 

 

A cerimônia de abertura do 7º Encontro de Prefeitos, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (13), em Camaçari, resultou na conquista de uma luta municipalista que se arrastava por mais de 25 anos e foi prioridade da gestão do presidente da União dos Municípios da Bahia, Eures Ribeiro, desde que assumiu. Na oportunidade o governador Rui Costa anunciou que vai pagar os royalties do petróleo aos municípios baianos a partir de janeiro. A conquista foi comemorada por Eures. “Esse é o resultado de uma luta nossa antiga. Finalmente, alguém que veio do povo, para socorrer os prefeitos que estão em situação difícil”, disse.

“Quero que façam acordo, o mais rápido possível, nas ações e nos processos, seja no coletivo da UPB ou nas ações individuais dos municípios, que requerem o pagamento dos royalties do petróleo. Feito o acordo judicial, quero começar a pagar a partir de janeiro de 2020”, anunciou Rui Costa.

 

 

Mais de 317 prefeitos estavam presentes na abertura do evento, além de deputados estaduais e federais, senadores e representantes de instituições parceiras. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, aproveitou a oportunidade para convocar os prefeitos presentes a participarem da Mobilização Municipalista, que acontece, em Brasília, nesta terça-feira, dia 17. “Nós vamos, sim, buscar a aprovação das nossas pautas no Congresso Nacional, com a força dos prefeitos e prefeitas da Bahia”, disse.

A importância da troca de informações proporcionada a cada edição do Encontro de Prefeitos foi ressaltada pelo diretor do departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS, Alberto Carlos Freitas Alegre, que representou do Ministro da Cidadania, Osmar Terra. “Vamos passar esses três dias trocando informação objetiva e verdadeira visando a melhoria do nosso trabalho”, afirmou.

Também fizeram parte da mesa de abertura do evento os senadores, Otto Alencar e Jaques Wagner, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Nelson Leal, o dep federal, Daniel Almeida

.Fonte:UPB