Comunidade Quilombola de Tijuaçu comemora Dia Nacional da Consciência Negra

Com o objetivo de promover a valorização da cultura afrodescendente, a prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Educação, realizou uma vasta programação alusiva as comemorações ao dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra.

As atividades iniciaram com um belo desfile na parte da manhã e seguiu durante a tarde com a realização do 10 º Tijuação , na Escola Municipal de 1º Grau de Tijuaçu.

No espaço, palestras, apresentações culturais, recital de poesias, exposição de máscaras africanas e produtos do licuri marcaram a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra.

“Esta data também significa a luta da população negra em prol da igualdade social e igualdade racial”, destacou a professora e diretora da escola de 1º Grau, Eliete Fagundes de Jesus Rodrigues.

O distrito de Tijuaçu é considerado uma das maiores comunidades em número de remanescentes de quilombo na Bahia. A comunidade abriga mais de 800 famílias e está localizada a cerca de 20 quilômetros da sede do município.

A secretaria de Educação, Cristiane Maia, anunciou durante o evento que as comemorações referentes ao novembro Negro vão ter sua culminância em dezembro, quando acontecerá a 1ª Feira Literária de Senhor do Bonfim -Flisbom.

“O evento terá o tema: entre a América e África e vai homenagear o bonfinense Antônio Vieira”, adiantou a secretária.

A feira literária está programada para acontecer entre os dias 19 e 21 de dezembro. Natural do distrito de Tijuaçu, o bonfinense Antônio Vieira foi bacharel em biblioteconomia, antropólogo social, PhD em ciências sociais e Conferencista nos Estados Unidos e no continente africano.

A programação festiva começou no dia anterior com uma Sessão Solene na Câmara dos Vereadores para entrega de homenagens (certificados) para personalidades negras de Senhor do Bonfim.

No mesmo dia , aconteceu na comunidade de Alto Bonito, o Ação e Cidadania – , realizado pela Cactus – Associação de Assistência Técnica a Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares de Senhor do Bonfim, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação ,Centro de Referência da Mulher-CRM –Mãe Sulinha e Cras Quilombola de Tijuaçu.

A data em memória a Zumbi dos palmares também contou com a presença do prefeito Carlos Brasileiro, do vereador Carlos de Tijuaçu, professores e alunos da rede municipal, lideranças comunitárias, e a população em geral.

Dia da Consciência Negra no Brasil

A Data é celebrada no país no dia 20 de novembro. O objetivo para a criação da data é para a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida propositalmente ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi um importante figura guerreira na história do Brasil, foi reconhecido como um dos pioneiros na resistência contra a escravidão.

ASCOM PMSB