Comandante Geral da Policia Militar da Bahia recebe o título de Companheiro Paul Harris do Rotary International

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, Coronel Anselmo Alves Brandão recebeu na noite da última terça-feira (27) do Rotary Club Salvador-Barra, a maior honraria Rotariana, a Medalha Paul Harris. A condecoração foi entregue pelo presidente do Club, Dijalma Barreto em solenidade na sede do Abrido do Salvador.

Compuseram a mesa solene, além do presidente Dijalma Barreto, o Governador do Distrito 4550 Biênio 2017/2018, Henrique Trindade, do Diretor-Secretário Nelson Fiúza, do Diretor-Presidente do Abrigo do Salvador e membro do Rotary Salvador-Barra, Antonio Ricardo Guedes; do Diretor de Protocolo do Club, Vinicius Ícaro Barreto, além do Comandante da Base Aérea de Salvador, Ivan Lucas Karpischin.

A solenidade contou ainda com a presença de autoridades locais e convidados solenes representantes de outros Clubes rotários da Bahia.

Na oportunidade o comandante realizou uma palestra sobre a segurança pública no Estado da Bahia, destacando o trabalho de reconstrução da estrutura e funcionamento da corporação, em curso desde que assumiu o posto. Coronel Brandão apresentou o planejamento estratégico definido para a Polícia Militar da Bahia, destacando a Missão, a Visão e os Princípios propostos à corporação.

No comando geral de uma tropa com mais de 31,8 mil integrantes, Brandão apresentou a filosofia de atuação da Polícia Militar que está centrada na perspectiva de que o policial é o autor e ator de uma cultura de Paz, dai o slogan: “PM e comunidade na Corrente do Bem”. Segundo o comandante, a nova filosofia determinada para a policia Militar visa promover o bem comum por meio do policiamento preventivo e ostensivo com vistas a alcançar a tranquilidade pública.

“Nossa meta até 2025 é consolidar o nosso trabalho e ser referência em proteção à vida, ao patrimônio e ao bem comum com atuação ostensiva e também de promoção da paz social”, comentou, acrescentando que “a sociedade atual precisa resgatar os valores da família e investir numa base educacional boa, para começar a sentir os efeitos na questão segurança pública”, complementou.

A medalha Paul Harris é conferida a pessoas que exercem comprovada contribuição à sociedade.

Fonte : Rotary Salvador- Barra

 

 

 

 

 

Quem foi PAULL HARRIS ?

Paul Percy Harris (Racine, Wisconsin, 19 de abril de 1868 — Chicago, Illinois 27 de janeiro de 1947) foi um advogado estadunidense, fundador do primeiro Rotary Club e primeiro presidente do Rotary International.

Filho de pais de vida pouco regrada, Paul Percy Harris foi criado por seus avós paternos, Harold e Pamela. Criança e jovem travesso, era o terror da pacata cidade de Wallingford, Vermont e acabou expulso de duas escolas superiores.

Entretanto, a austeridade, a compreensão, a bondade e a tolerância de seus avós, bem como a confiança que seu primeiro patrão nele depositou, pesaram em muito na mudança de comportamento daquele que fundou e desenvolveu o que se tornaria maior entidade particular de serviço social do mundo.

Em 1891, formou-se em direito e decidiu passar os cinco anos seguintes conhecendo os EUA. Trabalhou como repórter, cowboy, professor na Los Angeles School of Business, porteiro de hotel, vendedor de granito e marinheiro. Em 1896, estabeleceu-se em Chicago e em pouco tempo tornou-se um advogado conhecido.

Uma noite foi jantar com um colega do escritório, e de uma caminhada que fizeram após o jantar surgiu o Rotary.

Naquele passeio seu amigo parou em vários estabelecimentos comerciais para cumprimentar os proprietários e lhes apresentar Paul. O fato de que os clientes de seu anfitrião haviam se transformado em amigos entrou na mente de Paul Harris e nunca mais saiu. O Rotary foi criado cinco anos mais tarde como um clube onde relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizade.

Quando criança, Paul Harris estudara em escolas de elite, onde os alunos tinham pouca ou nenhuma preocupação com dinheiro. Mas ao cursar de direito em lowa conheceu colegas mais velhos que haviam trabalhado duro para poder pagar seus estudos.

Possivelmente, este contato fez grande impressão em Paul Harris pois os primeiros Rotary Clubs eram formados por homens de negócio que conquistaram o que tinham por seu próprio esforço, os self-made men.

Reconhecimento
Após a fundação do primeiro Rotary Club em Chicago, o advogado tornou-se, marido exemplar, cidadão do mundo, conheceu os cinco continentes, recebeu honrarias de reis e presidentes e tornou seu nome sinônimo do que de mais valor herdara de seu avô: a tolerância.

Título “COMPANHEIRO PAUL HARRIS”, é o nome que leva o certificado de reconhecimento outorgado pela FUNDAÇÃO ROTÁRIA, para qualquer pessoa, pela doação espontânea da importância de US $ l.000,00 dólares, com a finalidade contribuir para os fundos da Fundação Rotária, com que são desenvolvidos seus diversos programas humanitários. O nome é uma homenagem ao fundador da organização.

Costuma-se dizer, que cada doador de um título “Companheiro Paul Harris”, é responsável pela libertação do perigo da poliomielite, de cerca de 2000 crianças em qualquer parte do mundo. São as vacinas que se podem adquirir com esta doação. A erradicação deste grande mal, no mundo inteiro, é um dos maiores programas liderado pelo Rotary International. Desta forma, significam muito as doações feitas, pois dão ao Rotary a condição de implementar este e muitos outros programas de elevado cunho humanístico e de solidariedade em favor de irmãos desconhecidos e que de outra forma não teriam como receber alguma ajuda no abandono e esquecimento em que se encontram.