Caém: Cesol apresenta ao prefeito minuta do Projeto de Lei da Economia Solidária

 

A minuta do projeto foi entregue ao prefeito Arnaldo Oliveira Filho pela coordenadora Institucional do Cesol Piemonte da Diamantina e Municípios, Camila Machado, e o agente socioprodutivo Jean Cezar(popular Júnior de Todos).

 

Entre as diretrizes e os objetivos definidos no projeto que vão nortear os empreendimentos de economia solidária estão a gestão democrática, a garantia de livre adesão, a prática de preços justos, a cooperação entre empreendimentos, a precificação conforme os princípios do comércio justo e solidário, e a justa distribuição dos resultados.

 

“Este documento antecipa o diálogo que será estabelecido entre o legislativo e o executivo municipal a respeito da proposta do Cesol’,ressaltou Camila Machado.

 

A oportunidade também serviu para os representantes do Cesol e o chefe do Executivo dialogar sobre a realização da Feira da Economia Solidária no município.

 

O pedido encaminhado pela prefeitura está sendo analisado pela SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda do Governo do Estado da  Bahia .

O encontro no início de agosto, contou também com a presença do secretário de Agricultura ,Rafael Muricy e do diretor de Cultura e Turismo ,André Luís, além de  representantes de empreendimentos ligados a economia solidária.

 

Economia Solidária                

A economia solidária pode ser entendida como uma série de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, empresas autogestionárias e redes de cooperação, que produzem bens, prestam serviços e promovem o consumo solidário. Todas as atividades são organizadas sob a forma de autogestão.

@cesolpiemontedadiamantina